TEDXSudeste - Inspire-se



"Meu corpo tem o tamanho da minha sensibilidade".
O palestrantre ´surpresa´ Marcelo Yuka definiu muito bem o que eu senti durante o tempo todo no TEDXSudeste: um evento que é considerado um dos maiores movimentos mundiais de inovação, que tem por missão o compartilhamento de ideias. Quem vai ao TED esperando ver o que sua sigla traz - Tecnologia, Entretenimento e Design, pode até se desapontar. Porque no meio de tantas ideias e inspiração, o T, o E e o D, acabam sendo coadjuvantes de algo muito maior: pessoas. Pessoas que ousam fazer. Usando Tecnologia, Entretenimento e Design, sim. Mas vai muito além. Onde há uma boa ideia, há espaço para ser compartilhado nesse lugar.

A frase dita por Yuka, ilustra não só os limites físicos por ele superados. Mostra os limites sociais que temos que enfrentar diariamente. Limites estes superados por todos aqueles que palestraram no TED, de uma maneira, ou de outra. Trinta palestrantes com apenas 15 minutos para mostrar o que fazem, pensam, inspiram. Ouvi um participante dizer que era uma injeção de inspiração direto na veia. E foi.

Vi André Trigueiro despertar o consumo consciente de forma prática, sem deixar de ser poético. Despertar uma espécie de vergonha coletiva e motivando de forma resumida em todos: ´sejamos nós a diferença que o mundo precisa´.

Vi debates sobre a educação convergir em pensamentos comuns em muitas falas. Criamos copiadores, repetidores, e não mais pensadores.

Vi Rodrigo Baggio, mostrando na prática que os seus quase 2m de corpo físico fazem seu corpo social ser ainda maior. O projeto CDI mostra a sua ´hiperatividade´ mudando vidas no mundo todo.

Vi Ronaldo Monteiro, um ex sequestrador e ex detento, falar em paixão. Falar que a vontade de mudar é tão grande que não cabe dentro dele. Que é preciso compartilhar. E com isso, faz projetos numa busca apaixonada e apaixonante de salvar e mudar vidas, como a dele próprio.

Vi Gil Giardelli mostrar um mundo hiperconectado no qual uma pequena índia pode enxergar a vida lá fora pela ´janela do mundo´. Hipermotivador, mostrando também na prática que a vanguarda incomoda. Nos mostrando novos mapas.

Vi Vik Muniz, Fred Gelli e Jean Paul Ganem mostrando o papel do artista no contexto social. Que a inspiração vem não só do talento inquestionável, mas da natureza, da história, das pessoas.

Vi história de pessoas que acreditam que nasceram da chuva. De pessoas que com uma máquina de costura constroem novas vidas. Vi pessoas falando de realidade humana e outras de realidade aumentada. Ambas fazendo-nos parar diante da beleza do poder do ser humano.

Vi nos olhos de cada um o orgulho de ver políticos como Jaime Lerner e policiais como Rodrigo Pimentel - ambos fazendo parte da elite da tropa. Elite pensante, elite transformadora, ativa.

Vi Sérgio Cavalvanti limpar a água, Guto Índio propor solução para o transporte com arte, Andrew Essex mostrar porque sua agência é a mais hot, Kelly Michel fazendo por um país que não é o seu, a ciberliteratura de John Perry Barlow, a pesquisa compartilhada ao nosso alcance por Cezar Taurion, vi o criador do ´Gruda em Mim que o Boi não te Lambe´ pedir agilidade, não pressa.

Eu vi pessoas fazendo e ninguém dizendo que não era possível. Eu vi o bem de perto, de uma forma que chegava a ser paupável.

Particularmente, isso fecha um ciclo pessoal - profissional e humano - de entendimento; me faz começar outro mais ativo e inspirador - ainda mais profissional, ainda mais humano.
Quem viver, verá.

Inspire-se
http://www.youtube.com/watch?v=AtK7qknQdno
Todas as palestras estarão disponíveis na rede.

Comentários

pr disse…
Olá Renata, Aqui é o Paulo Loiola, um dos organizadores do TEDxSudeste, Parabens pelos posts, como a Elis disse em um !

Vc tem Linkedin? me add lá! www.linkedin/in/pauloloiola

Meu twitter é pauloloiola, me passa o seu pra te seguir.

Vamos manter contato. Bjs,

Postagens mais visitadas