Le scaphandre et le papillon - Aprendizados de um Ano


O balanço da vida, coisas boas a se agradecer, ruins a se mudar, são constantes na minha vida. Por isso, não é novidade para os últimos dias do ano.
Mas essa época de parar, mesmo que por pouco tempo, mesmo que dentro de casa, me proporciona encontros mais profundos. Com acontecimentos, com pessoas, comigo mesma.
Minha meta era escrever um post de fim de ano chamado 'o que aprendi em 2010'. Já havia uma lista. Talvez, foi o ano em que mais aprendi. Talvez, por isso, considere que foi o meu melhor ano. Mas escrever item a item o que aprendi, nada mais seria que uma retrospectiva de acontecimentos, que não foram poucos nem pouco intensos. Havia já uma lista de todas as pessoas que me inspiraram esse ano, todas mesmo, até aquelas que pensam que não fazem parte dessa lista.
Mas após um encontro, despretensioso, com o Escafandro e a Borboleta*, não mudei o post somente. Mudei algumas percepções sobre o que eu realmente aprendi, o que realmente me inspirou.
Conheci o seu Arnaldo, um senhor que não foi editor da Elle como Jean-Dominique, mas teve muito em comum com o francês. Arnaldo, me ensinou numa tarde, tudo o que eu deveria aprender. Seu Arnaldo tinha câncer na coluna e um recém AVC, não podia andar, seus movimentos da face eram limitadíssimos. Mas seu Arnaldo falava. E, olhando nos meus olhos, disse: "minha filha… eu tenho um amor profundo pela vida. Do meu quarto, eu vejo quando é sol, e peço para a Maria me levar lá fora. Peço um espelho e olho o meu rosto. Sei que não é aquela beleza, minha filha… mas fico maravilhado com o poder que um espelho tem."
Aí pegou um espelho e me mostrou os exercícios que tinha aprendido. Já movia os músculos da face.
E eu ali, paralisada, diante de tamanha demonstração de… de… sem palavras.

*da mesma forma que fiquei sem palavras quando estava também, ao lado da cama da dona Dirce de Santa Maria. Outra professora, inspiração de 2010, aliás, da vida toda.
Já não podia se mexer também… e me disse: "Renatinha, minha neta. Dói tudo, dói para me mexer, dói para comer, até para respirar. Mas quem sou eu para reclamar… Ele morreu numa cruz… quem sou eu para reclamar?!" E digo mais: "Sou a mulher mais feliz do mundo. Tá.. não posso afirmar que sou a mais feliz porque não conheço o coração das outras pessoas… mas o meu eu sinto, então, sou capaz de dizer que sou a mais feliz do mundo. Tenho o amor de vocês."

Jean-Dominique Bauby deixou esse mundo em 1997, mas conheci ele numa tarde de férias, dia 29 de dezembro de 2010. Dirce eu conheci a vida toda, deixou o mundo em 2010. Mesmo ano que seu Arnaldo deixou, uma pessoa que só pude visitar 2 vezes.

Sem desmerecer todas as pessoas, e todos os grandes presentes que a vida me deu esse ano, eu resumo meus aprendizados nessas 3 lições.

Meus votos para o próximo ano, próximos dias, para hoje… É entender desde já, na minha juventude, minha saúde, com meus amigos por perto, pessoas que me amam e eu amo (perto e longe), com minha família, no meu trabalho, festas, estudos, meu carro ou bicicleta nova… é entender o que fica. O que vale. Minha meta é lembrar disso todos os dias quando eu acordar.

Muitas borboletas, de todas as cores.


* http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Escafandro_e_a_Borboleta_%28filme%29

Comentários

Josi Guimarães disse…
Linda mensagem! Tocou!

Não conhecia seu blog nem vc! Foi um prazer! bjs no seu coração e um 2011 Maravilhoso pra vc!
Renata Nizer disse…
O prazer foi meu, Josi. Obrigada ;)
Unknown disse…
Renata,

Seu post me inspirou a também produzir algo que me faça lembrar do quanto 2010 foi importante para mim.

Perdi pessoas, ganhei amigos, adquiri bens, perdi outros... Somei riquezas incorruptíveis: amor, amigos, crescimento.
Anônimo disse…
Em meio as inspirações, agora, fiquei inspirado em receber 2011 de braços abertos, levando em conta que tm tudo para ser um ano bom para todos (:

Postagens mais visitadas