A Verdadeira Alma do Negócio


"Alcança aquele negócio ali"
"Viu aquele negócio lá?"
"Tô com um negócio aqui para resolver".

Tratando negócios como coisas, muitos não percebem a dimensão que um negócio pode ter. Ou acabam por banalizar o negócio em si.

Essa palavra, que numa desmembração pode ser uma soma de 'negação' e 'ócio', na verdade tem origem do latim NEC OTIUM, que quer dizer Ação Sem Descanso.

É por isso que o negócio cansa tanto. Exige ação constante, incessante. Mas e nós, como ficamos diante disso? Em busca de equilíbrio entre crescimento profissional e qualidade de vida… como então pensar no tal negócio sem essa sensação de que nunca agiremos o suficiente, sem descanso?

Aí entra, meu amigo, a alma do negócio. E ironicamente (fica entre nós), não é a propaganda. Não, a propaganda não é a alma negócio! É talvez a estética do negócio, a reputação, a imagem que se quer passar.
A alma do negócio é a rede. Essa mesma, tão falada diante do cenário de conexão full time. Sem rede não há conexão. Mas a rede sempre existiu, a rede social não precisou de internet para se mostrar importante. Desde que existe negócio, existe rede. Desde que existe relacionamentos humanos, a rede existe. Hoje, de forma potencializada pela internet, codificada, entendida.
E se a rede é a alma do negócio, o agente do negócio em si pode descansar.
Enquanto encerro o expediente, a rede trabalha pelo negócio. Pela web a cada curtir ou RT de um negócio. Num bar, com aqueles conhecidos, comumente chamados de 'stakeholders', num papo "olha.. conheço alguém que tem um negócio que pode te ajudar nisso"… e por aí vai.

Portanto, a dica para quem quer descansar e deixar o negócio agir: Cuide da sua rede como quem cuida da própria alma.

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